Bola na rede…ou seria na tela?

por Bruna Lima

A Copa do Mundo sem dúvida é, mais do que um evento esportivo de importância internacional, um estímulo produtivo e interessante para a comercialização de vários tipos de mercadorias: desde alimentos e refrigerantes até automóveis. Um exemplo célebre desse tipo de fenômeno, na área de entretenimento e tecnologia, é a série de games FIFA Soccer, da produtora e distribuidora de jogos norte-americana Eletronic Arts (EA).  A Fédération Internationale de Football Association (FIFA) cedeu os direitos de uso da sua marca exclusivamente à EA em 1993 e desde então a empresa investe anualmente em jogos de futebol que levam o nome da Federação.

Arte de FIFA International Soccer, primeiro título da série da EA

O fato de carregar a marca FIFA em seus títulos já é motivo de prestígio para a série da EA, mas esse status nem sempre é garantia de sucesso entre o público. Douglas Fernandes, 26 anos, é exemplo de um fã de games que experimentou alguns títulos da série FIFA Soccer mas nem por isso virou seu admirador. Ele conta ter jogado FIFA International Soccer (1993), FIFA 98 e o recém-lançado FIFA 2010, mas diz gostar mesmo é da série Pro Evolution Soccer (também conhecida como Winning Eleven), da produtora japonesa Konami. “A vantagem de FIFA são as exclusividades e os times brasileiros. Nunca gostei dos ‘bonecos’ com cabide na camiseta e a animação dos jogadores é muito dura”  argumenta Douglas.

Qualidade gráfica e detalhismo são o forte da série FIFA Soccer

No caso contrário estão aqueles que jogaram vários títulos da série FIFA e se tornaram admiradores. Marlom Villa, 15 anos, diz que a série de games da EA é sua favorita quando o assunto é futebol. Marlom experimentou (e aprovou) quase todos os títulos lançados desde o início e opina que as “piores” edições foram as dos anos de 2002, 2004 e 2007. Ele descreve qual seria o diferencial da série FIFA em relação as demais do gênero:  “a jogabilidade e dificuldade superiores, os dribles com dificuldade exata pra cada jogador e no (FIFA) 2010 as animações são superiores aos seus concorrentes…”

É fato que nem só de um nome forte é feito um bom game sobre futebol. A série FIFA Soccer investe, a cada edição, em aprimoramento gráfico e tecnológico, tentando se adaptar ao gosto e às necessidades de um público cada vez mais avançado e abrangente. Seja no console, no computador ou no videogame portátil, FIFA Soccer tenta enfrentar a concorrência e justificar o nome que carrega. Foram dezenas de jogos lançados para praticamente todos os consoles do mercado. Goste-se ou não, a verdade é que FIFA Soccer conseguiu estabelecer seu espaço no mercado de games e por lá ainda deve se manter em posição de respeito durante muitas edições. Abaixo você confere um trailer do mais recente título da série, FIFA 2010:

Anúncios
Explore posts in the same categories: Esporte, Tecnologia

Tags: , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

2 Comentários em “Bola na rede…ou seria na tela?”

  1. eudesstockler Says:

    Nusss… muito massa… até meio que sem palavras… curti demais quando apareceu a matemática toda envolvida nos movimentos dos ‘jogadores’. Muito bom… até onde chegaremos? impressionante

  2. DougKbox Says:

    Acho que os “cabides” são mantidos de propósito pra manter a identidade de FIFA.
    Enquanto FIFA tenta mostrar um futebol realista PES é um simulador de futebol,


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: