Ano de Copa do Mundo no país do futebol

por Lígia Zampar

É só andar nas praças pelas manhãs de sábado e domingo para perceber um movimento de pessoas maior do que o normal. São crianças, adultos, adolescentes, homens e mulheres interagindo e trocando figurinhas da Copa do Mundo. Não adianta negar, os cromos da Copa viraram febre!

O lançamento oficial do álbum foi em 11 de abril deste ano. No álbum, cada seleção tem uma página dupla, com 19 cromos. No total são 640 figurinhas para colecionar. No estado de São Paulo, os adesivos chegaram a faltar nas bancas.

A Panini, responsável pela produção e distribuição dos álbuns e das figurinhas, não divulga números de vendas ou até mesmo de distribuição, nem de anos anteriores. Mas o Sindicato dos Donos de Bancas de Jornal de São Paulo revelou que para a cidade de São Paulo, na primeira fase de vendas, foram disponibilizadas cerca de 1000 figurinhas (200 pacotinhos) para cada uma das 5000 bancas registradas na entidade, chegando mais ou menos 5 milhões de cromos.

Anderson Sanches, Guilherme Henrique e Jaime Persuhn formam três gerações de colecionadores do álbum da Copa e trocavam figurinhas entre eles até completarem o caderno. Pai de Guilherme e genro de Jaime, Anderson começou a completar o álbum por causa da lembrança que tem da sua infância, “quando era pequeno, sempre tinha um álbum para colecionar figurinhas, principalmente quando era ano de Copa. Além disso, queria ensinar e mostrar para meu filho como é bom preencher um álbum”.

Jaime começou sua coleção depois de ver o entusiasmo do neto e genro com as figurinhas. “Sou essencialmente esportista, gosto em especial de futebol e sempre que tenho a oportunidade coleciono figurinhas”.

Os álbuns foram completados em um mês. Eles compravam de 200 a 300 figurinhas por semana. Às vezes, trocavam figurinhas com amigos ou iam outros lugares que sabiam que encontrariam outras pessoas para trocarem. O Mercado Shangri-lá é uma boa opção pra quem procura um ponto de troca, próximo à banca Flamengo colecionadores sempre se encontram.

Agora, depois de completado pai e avô irão guardar os álbuns como lembrança para o filho/neto para lembrá-lo do momento que teve com os dois.

E pra quem pensa que a febre das figurinhas não chegou na Internet, se engana!A FIFA disponibilizou em seu site uma espécie de rede social misturada com álbum oficial das figurinhas da copa, totalmente de graça. É só entrar aqui!

Serviço

Distribuição: Nacional

Preço do livro ilustrado: R$ 3,90

Preço do envelope com 05 cromos: R$ 0,75

A Panini, empresa que comercializa o álbum da Copa do Mundo de 2010, está avaliando a possibilidade de ampliar o livro ilustrado com os jogadores convocados pelos técnicos da seleção e que não estavam no produto original, lançado em 11 de abril.

A incerteza quanto à fabricação do produto se estende ao seu formato. Pode ser tanto um álbum extra, como um encarte complementar ou até mesmo um livro totalmente diferente, que não englobaria figurinhas.

Segundo a assessoria de imprensa da Panini, a única certeza quanto ao produto é que ele só poderá ser lançado após o dia 1º de junho, data limite para as seleções divulgarem os 23 convocados para o Mundial. Até agora, a Fifa exigiu apenas uma pré-lista de 30 jogadores, embora alguns times, como o Brasil, já tenham fechado seu grupo para a África do Sul.
A proposta é apoiada pelo Sindjorsp (Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas de São Paulo). Segundo o presidente da entidade, Ricardo Carmo, o novo produto reaqueceria o mercado das figurinhas, que esfriou um pouco devido à febre ter surgido muito antes da Copa do Mundo, o que fez muitos colecionadores completarem o álbum antes do Mundial.

Anderson Sanches fez a figurinha do filho para colar na primeira página do álbum

Anúncios
Explore posts in the same categories: Comportamento, Esporte

Tags: , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: