Pró-Homo

por Lucas Couto

 

Há duas semanas, a revista Veja na edição 2164 fez uma matéria especial denominada “A geração tolerância”. Sua linha fina dizia que “nunca foi tão natural ser diferente quanto agora”. No corpo da matéria, alguns relatos sobre preconceito e superação ditavam o tom.

Essa semana, um dos grupos do quarto ano de jornalismo matutino da UEL (Universidade Estadual de Londrina), para a disciplina de TV, fez um programa laboratório onde a temática foi Homossexualidade. O que pôde se constatar é que – como foi divulgado na Veja -, mesmo com muitos resquícios de intolerância em alguns círculos da sociedade, hoje, adolescentes e jovens brasileiros se assumem muito mais cedo e com muito mais naturalidade.

Essa nova geração deixou de encarar a homossexualidade como fator de condenação, banimento e gozações. No entanto, assumir ser gay já não tem mais o mesmo propósito de antes: o da militância por uma causa. Para essa juventude, ficar reafirmando a orientação sexual soa, no mínimo, antiquado demais. 

Antes, a tolerância às diferenças (contra pessoas de raças, religiões ou orientações sexuais diferentes das da maioria) era privilégio do ambiente de vanguarda e rodas intelectuais e artísticas. Recentemente, está se tornando regra entre escolarizados de todas grandes cidades brasileiras.

Um conjunto de fatores tem ajudado a elucidar o fato da atual geração gay ser mais livre de amarras. Alguns de ordem sociológica, outros culturais. No âmbito cultural, a indústria do entretenimento age como contribuinte para tais mudanças relacionadas à sexualidade. Nunca houve tantas séries e produções retratando o universo gay, tantos personagens, além, é claro, do crescente número de celebridades assumindo sua homossexualidade. Os dois mais recentes casos foram o cantor porto-riquenho Ricky Martin e a cantora gospel Jennifer Knapp.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Comportamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: