Stédile em visita à UEL – debate e perspectivas

Por Luiza Calegari

João Pedro Stédile, coordenador nacional do MST. Foto por Luiz Jacobs

O coordenador nacional do Movimento dos Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile, esteve ontem em Londrina, cumprindo agenda. Além de visitar a Câmara Municipal de Vereadores e ser recepcionado pelo prefeito Barbosa Neto, Stédile concedeu entrevista à Rádio Universidade FM (para ouvir na íntegra, clique aqui) e participou do debate “O movimento político atual e os desafios da militância social para o próximo período”, no anfiteatro do Cesa, também na UEL.

Em sua fala no debate, o líder político abordou aspectos teóricos sobre a luta de classes, que, de acordo com alguns estudiosos, intercala momentos de ascensão e retração. Em relação ao momento atual vivido pelo país, principalmente sob a ótica da gestão do presidente Lula, Stédile afirma que a situação é de equilíbrio: o presidente conseguiu aglutinar representantes de diversas classes, o que amenizou o conflito.

Além disso, Stédile chamou atenção para o fato de que os meios de comunicação social são hoje controlados pela burguesia brasileira, e que não há uma disputa clara de projetos, tanto por parte da classe dominante quanto por parte dos trabalhadores. Neste contexto, as eleições não representariam embates entre projetos de classe, mas por espaço político. Ele ainda alfinetou certos setores da esquerda, ao afirmar que, para fugir de utopias doutrinárias socialistas, é necessário conjugar a luta institucional com a luta social.

Para tanto, o coordenador do MST apontou três caminhos de atuação: o primeiro, seria entender e atuar no processo eleitoral; o segundo, construir um projeto de classes alternativo, que se adapte ao momento atual, priorizando a luta ideológica (o que, de acordo com ele, já está sendo feito pela direita); e, por fim, investir na formação de militantes. Depois da exposição, João Pedro Stédile respondeu às dúvidas de estudantes e professores durante cerca de uma hora.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: