Conexões Gastronômicas

Por Auber Silva

Em homenagem ao célebre Festival de Cannes, que ainda está em curso na cidade homônima, as conexões misturarão cinema e culinária. Divirta-se.

Spaghetti Western

Apelido dado ao gênero que compreendia os filmes de faroeste produzidos por diretores italianos nas décadas de 60 e 70. Geralmente, as gravações ocorriam em locações do sul espanhol devido à semelhança destas com o oeste americano. Esse caráter cosmopolita era confirmado com a formação dos elencos, que misturavam atores de diversas nacionalidades. O diretor símbolo deste viés cinematográfico é Sérgio Leone, cujo debute foi com…

…Por um Punhado de Dólares

Marcante obra de 1964, responsável pelo crescimento da popularidade dos “Spaghetti Westerns” e por dar ao cinema um dos personagens mais durões jamais vistos. Ele é auxiliado pelo simpático Silvanito – que na trama se transforma em uma versão faroeste de Sancho Pança, fornecendo inclusive provisões e abrigo – e sua história é um grande mistério. A única coisa que se sabe é que o invencível “Pistoleiro sem nome” só poderia ser vivido pelo emblemático Clint Eastwood. O ator deu contornos aos filmes de ação da época, e suas interpretações puderam ser desfrutadas por diferentes gerações até o seu último filme…

…Gran Torino

Anunciado como o ponto final de uma longa carreira de atuação, ”Gran Torino” traz um Eastwood ainda em forma, desempenhando com brilhantismo o papel de um veterano da Guerra da Coréia em conflito com as mudanças culturais de seu bairro. A ironia fica por conta dos seus vizinhos: os peculiares hmongs. Esse estranhamento fica claro quando o personagem começa a socializar com os membros daquela cultura. Um dos pontos de virada neste embate, pasmem, é a comida preparada pelas senhoras asiáticas. Mas esta não é a única película com boas cenas envolvendo comida. Um exemplo é uma das obras-primas da 7ª arte,…

 …O Poderoso Chefão

A narrativa de Mario Puzo não é novidade para ninguém. Muito menos o excepcional trabalho do cineasta Francis Coppola, que trouxe às telonas as raízes da máfia ítalo-americana. Este tipo de organização criminosa é sempre lembrado pela valorização da família e pelas formas pouco convencionais de despachar os desafetos. Até um cannoli já participou de uma cena de execução. Mas voltando ao mundo hollywoodiano, ”O Poderoso Chefão” é indelevelmente o dono do mérito de ter oferecido ao mundo Al Pacino, que entre vários longas protagonizou…

 … Um Domingo Qualquer

Al Pacino interpreta um saborosamente anacrônico técnico de futebol americano (Tony D’Amato), que tenta sem muito sucesso inculcar aos jovens atletas conceitos e valores esportivos de outros tempos. Para isso, ele usa exemplos de jogadores do passado e muita conversa com elevada carga emocional. Um destes momentos é quando Tony convida a estrela mais promissora do time para um jantar em sua casa. Na pauta de assuntos, a necessidade do jogador aprender a participar do jogo coletivo da equipe. Talvez para tornar o pedido mais digerível, o treinador prepara a sua especialidade: o picante jambalaya.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Cultura, Gastronomia

One Comment em “Conexões Gastronômicas”


  1. […] Autor:cultura « WordPress.com Tag Feed […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: