De Olho da Terceira Idade

Secretaria do Idoso coloca em ação projetos para melhorar a qualidade de vida desta população



As academias ao ar livre incentivam a socialização com outras gerações

Por Mariana Medeiros

A população idosa de Londrina não foi esquecida nesse primeiro ano de governo do prefeito Barbosa Neto.   Existem atualmente seis projetos em andamento, com o objetivo de atender diretamente a terceira idade, que hoje ocupa 12,1% do total de habitantes do município.  São eles:

  • Londrina em Movimento: Academia ao Ar Livre. Visa implantar 75 academias em locais públicos, para que o idoso possa praticar exercícios físicos e melhorar a qualidade de vida. Já foram construídas quatro academias e quatro estão sendo implantadas.  Existe ainda uma parceria com a Sercomtel para a construção de mais seis, e com a com a Caixa, que vai financiar mais uma. Esse projeto é importante porque além do estímulo à prática de exercícios, as academias são um lugar em que o idoso pode interagir com outras pessoas e fazer novas amizades. Ali, eles terão momentos de socialização e integração, principalmente em razão de outras gerações também estarem presentes.
  • Projeto Centro de Atendimento a pessoa idosa (CAPI). Tem objetivo de oferecer atenção em tempo integral aos idosos, por meio de centros especializados para isso. Já foram destinados R$ 500mil para a viabilização dessa obra, que está em processo de construção.
  • Programa Voz ativa. Pretende assegurar os direitos de cidadania da terceira idade, desenvolvendo ações que estimulam a expressão, por meio da fala, escrita, imagem e do gesto. 
  • Programa idoso e cidadania. Vai promover a inclusão dos idosos em políticas públicas, para garantir os direitos dos mesmos.
  • Programa de Atendimento ao Idoso com Direitos Violados. Visa atender as denúncias de violência, além de desenvolver ações para proteger a integridade física e psicológica do idoso.
  • Central de Vagas. Organiza o fluxo operacional de avaliação, encaminhamento e controle das vagas para idosos nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

Além destes programas, a Secretaria Municipal do Idoso, sob a direção da secretária Liz Clara Ribeiro de Campos, organizou três publicações voltadas para a terceira idade (Vida em Versos, Perfil da População Idosa de Londrina e Cartilha Tempo de Lembrar, Tempo de Aprender).  O plano, agora, é concluir os projetos em andamento e lançar o perfil da terceira idade londrinense no ano de 2010.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: