Londrina e a lenda das câmeras de segurança

Por Leandro Kunhavalick

Após um ano de governo do prefeito Barbosa Neto, algumas promessas de sua campanha ainda caminham como rascunho em algum pedaço de papel perdido no gabinete da prefeitura.

Quem é bom de memória deve se lembrar da promessa do “Big Brother Londrina” prometido pelo então candidato. A proposta era implantar cerca de duas mil câmeras de segurança espalhadas pela cidade, afim de combater e monitorar a criminalidade. A implantação das câmeras de segurança seria uma parceria entre prefeitura e polícia militar, que ficaria responsável pelo monitoramento dos aparelhos.

Após um ano de mandato é dificil encontrar alguma destas câmeras pela cidade, a não ser que elas estejam escondidas pelas árvores e postes da cidade e ninguém as vê. Entretanto, é possível encontrar nos semáforos  os chamados “pardais”: estes sim tiveram seu número aumentado, talvez pelo fato de eles mesmos se financiarem com os recursos obtidos das multas que geram.

Nem mesmo a área central da cidade teve câmeras instaladas, e pior ainda, a câmera de monitoramento antes instalada na Av. Winston Churchil, próximo ao Jardim Ouro Verde , não existe mais.

Fazer o monitoramento por imagens é uma maneira de coibir a criminalidade, a bandidagem que o diga, a simples presença de uma câmera de segurança intimida os meliantes. Elas podem até não evitar que um crime aconteça, mas podem ajudar a polícia a solucionar grandes problemas.

A própria Universidade Estadual de Londrina tem mais câmeras instaladas do que todo o restante dos espaços públicos da cidade.

Mas não tenhamos tanta pressa, uma promessa de campanha tem quatro anos para ser cumprida, e para Barbosa Neto ainda restam três. Quem vai perdendo neste intervalo de tempo é a própria população com a insegurança gerada pela violência.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: